Senin, 19 Januari 2009

Convertendo tema do Wordpress para o Blogger I

Recapitulando o post anterior, isto é que o você vai precisar para converter o tema:
  • Faça o download do tema que será convertido aqui e guarde o link da visualização do tema(é o décimo segundo, de cima para baixo - GreenDark)
  • Se você ainda não tem, baixe um editor de HTML. Recomendo o MAX's HTML Beauty++
  • Baixe o Firebug, uma extensão indispensável do Firefox (ou seja, use o Firefox). Este item é muito importante, pois o Firebug nos dá uma visão rápida e clara da hierarquia da div's e classes.
  • Providencie um local para guardar as imagens: recomendo o TinyPic, que ao contrário do ImageShack e do Photobucket, nunca me deixou na mão.
  • Crie um blog só para isso, assim você não perde nada importante e pode errar à vontade. Coloque nele algum conteúdo falso, para poder visualizar bem as mudanças que irá fazendo. Você pode criar posts só com Lorem Ipsum. Copie e cole trechos deste texto sem sentido, para enxertar conteúdo no blog vazio. Crie lista para a sidebar, umas tres de preferência.
Faça o download do tema GreenDark e descompacte o arquivo em seu computador. Ao descompactar, você verá uma pasta com as imagens utilizadas no template, alguns arquivos em php e um arquivo CSS, denominado style. Abra este arquivo no editor de HTML . Neste arquivo encontra-se todo o estilo da página: fontes, cores, alinhamentos, espaços, largura das colunas, etc. O correspondente a estes códigos no HTML nós iremos acompanhar com o Firebug, que já expliquei como usar neste post aqui. Se você não usa o Firefox e nem pretende usar, visualize o html da página clicando com o botão direito, código fonte.

Abra o demo do tema em uma aba do seu navegador e visualize a hierarquia das div's e classes com o Firebug:

Note que quando você coloca o cursor sobre o nome de uma Div, ou Class, o espaço correspondente se destaca no template, em azul. Isto dá uma visão muito clara das correspondências e dimensões de cada elemento.

Mas, primeiro, vamos passar para o Blogger o documento CSS do tema do Wordpress. Muitas pessoas, quando fazem conversões, utilizam os nomes dos seletores originais do tema convertido. Penso que isso dificulta bastante o usuário do Blogger a fazer modificações futuras, pois não encontrará denominações correspondentes em nenhum tutorial de ajuda. Por exemplo, se no tema do wordpress a div main-wrapper é chamada SCC, eu mantenho o nome main-wrapper, apenas altero os códigos como manda o arquivo style.

Só para relembrar, a sintaxe de uma regra CSS é esta:

seletor{propriedade: valor }

O que faço é manter, tanto quanto possível, os seletores originais do Blogger.

1- Body e Outer-Wrapper

Abra o arquivo style no editor html. Logo no topo você encontrará os créditos do template. Sempre se certifique se o autor permite alterações no tema. Sempre mantenha os créditos! Copie todo o trecho e cole junto aos créditos originais do seu template (escolha o Mínima):


Agora copie todo o trecho que vai de * {margin: 0;padding: 0;} até a {color: #728fa1;font-weight: bold;} do documento style, e cole, substituindo todos estes do seu blog:

body {
background:$bgcolor;
margin:0;
color:$textcolor;
font:x-small Georgia Serif;
font-size/* */:/**/small;
font-size: /**/small;
text-align: center;
}
a:link {
color:$linkcolor;
text-decoration:none;
}
a:visited {
color:$visitedlinkcolor;
text-decoration:none;
}
a:hover {
color:$titlecolor;
text-decoration:underline;
}
a img {
border-width:0;
}

O que estamos fazendo é substituir um estilo por outro, apenas isso. Note que body do tema wordpress pede uma imagem de fundo:

background: url(images/background.gif) repeat-x top #fff;

Esta imagem se encontra na pasta Images, com o mesmo nome: background. Hospede a imagem e coloque o link entre os parenteses.

Logo abaixo no documento style, você verá:

#wrapper {
width: 900px;
margin: 0 auto;
text-align: left;
}

Usando o Firebug você notará que esta div vem logo após body e que o correspondente no Blogger é Outer-Wrapper. Copie e cole o trecho no lugar de Outer-wrapper (e mantenha o nome do seletor, para não precisar alterar no html) ficando assim:

#outer-wrapper{
width:900px;
margin: 0 auto;
text-align:left}


2 - Header, Search, Subscribe, Nav

Copie a propriedade e o valor para #header e passe para #header-wrapper:

#header-wrapper{height: 140px;}

Em seguida, no documento style, aparece o seletor #logo. Veja com o Firebug que ele corresponde a #header:

Transfira as propriedades e valores de #logo para #header, ficando assim:

#header {float: left;width: 300px;height: 100px;padding: 37px 10px;padding-bottom: 0;}

Novamente visualizando com o Firebug, você verá que #logo h1 a corresponde ao título do blog, o que no blogger se apresenta como #header h1. Faça a transferência das propriedades e valores de um para o outro, ficando assim:

#header h1 {
text-decoration: none;
color: #fff;
font-size: 26px;
letter-spacing: -1px;}

#logo h2 refere-se a descrição do blog. No Blogger este seletor se apresenta como #header .description. Faça a conversão:

#header .description {
color: #fff;
font-size: 12px;
letter-spacing: 1px;
text-transform: uppercase;
font-weight: lighter; }

Apague os seguintes trechos do seu blog (não há correspondência entre eles e o tema do wordpress):

#header-inner {
background-position: center;
margin-left: auto;
margin-right: auto;
}
#header a {
color:$pagetitlecolor;
text-decoration:none;
}
#header a:hover {
color:$pagetitlecolor;
}
#header img {
margin-$startSide: auto;
margin-$endSide: auto;}

Copie completamente todo o código referente a #search, #subscribe e #nav e cole logo abaixo de #header .description. Hospede as imagens que são pedidas e coloque os links nos locais correspondentes. Salve as modificações. Com o Firebug novamente, note que #logo, #search e #subscribe estão contidas na div #header. #logo, ( título e descrição do blog), não precisa ser inserido no código (lembra que mantivemos os nomes dos seletores do blogger: #header h1 e #header .description? Foi justamente para não precisar modificar o HTML à toa). Copie então os códigos html para #search e #subscribe (clique no sinal de + para expandir totalmente o código) e cole dentro da div #header:



Note na imagem que copiei até o final, incluindo a tag que fecha a div #header
No seu blog esta tag de fechamento já existe, portanto, ao copiar o código, cuidado para não deixar duas tags de fechamento e receber em troca uma mensagem que impeça a visualização.O código no HTML deve ficar como se apresenta na imagem abaixo:


Visualize e veja como ficou o cabeçalho.

Copie o código para #nav no documento style e cole no CSS, abaixo do código para #subscribe. Hospede a imagem para #nav ul li a:hover
e coloque o link no local correspondente. Volte ao Firebug e copie o código HTML de #nav, colando no seu blog abaixo da div #header (atenção: fora da div #header!>. Lembre de expandir todo o código clicando em todos os sinais de +. Visualize.

3- Content, Sidebar e Main

Veja que a div #content no tema wordpress corresponde a div #content-wrapper do Blogger. Como ela já existe no HTML, acrescente apenas no CSS, assim:

#content-wrapper {
clear: both;
padding-top: 20px;}


Copie as propriedades e valores para #sidebar e substitua as que se encontram no seu blog, sem apagar os trechos em negrito:

#sidebar-wrapper {
width: 220px;
float: left;
word-wrap: break-word; /* fix for long text breaking sidebar float in IE */
overflow: hidden; /* fix for long non-text content breaking IE sidebar float */
}

*Estes códigos em negrito, grosso modo, garantem que o texto não extrapolará os limites da coluna no IE. Por isso, não apague estas linhas.

Veja que na verdade, a única diferença entre os dois é a flutuação, que no tema do wordpress é à esquerda.

Novamente usando o Firebug, veja que div.sidebar corresponde a cada bloco de widget da sidebar. No Blogger, este código já existe e se apresenta como:

.sidebar .widget, .main .widget {
border-bottom:1px dotted $bordercolor;
margin:0 0 1.5em;
padding:0 0 1.5em;
}
Aqui as propriedades e valores são os mesmos para as widgets da sidebar e de main, por isso vamos separar os dois, já colocando as especificações para sidebar que há no tema wordpress, assim:

.sidebar .widget{
padding: 15px;
background: url(images/sidebar.gif) repeat-x bottom #fff;
border: 1px solid #ccc;
margin-bottom: 10px;}

.main .widget{
margin:0 0 1.5em;
padding:0 0 1.5em;
}

Copie os códigos para #sidebar h2 , #sidebar ul li e #sidebar li (este último está mais abaixo no documento style, depois de #footer) e substitua os que se encontram no blog, que são:

/* Sidebar Content
----------------------------------------------- */
.sidebar {
color: $sidebartextcolor;
line-height: 1.5em;
}
.sidebar ul {
list-style:none;
margin:0 0 0;
padding:0 0 0;
}
.sidebar li {
margin:0;
padding-top:0;
padding-$endSide:0;
padding-bottom:.25em;
padding-$startSide:15px;
text-indent:-15px;
line-height:1.5em;
}

Hospede e coloque as imagens nos locais correspondentes. Visualize.


#column corresponde a main-wrapper. Copie as propriedades e valores e substitua as que se encontram no Mínima, sem alterar as linhas word-wrap: break-word; e overflow: hidden; ficando assim:

#main-wrapper {
width: 650px;
float: right;
padding-left: 20px;
word-wrap: break-word;
overflow: hidden;
}

div.big-post e div.small-post correspondem a .post no blogger. Os dois tem as mesmas propriedades e valores, com exceção do título da postagem, que em big é maior que small. Eu sinceramente não soube como fazer esta divisão, deixando só os dois primeiros posts com o título maior e o restante com título menor. Por isso, optei por small para todos. Copie as propriedades e valores para div.small-post e coloque em .post, ficando assim:

.post {
padding: 15px;
padding-bottom: 13px;
background: url(images/post.gif) repeat-x bottom #fff;
border: 1px solid #ccc;
width: 600px;
margin: 5px;
float: left;
vertical-align: top;
}

Hospede e coloque o link da imagem dentro do parêntese.

Continua no próximo post.

Minggu, 18 Januari 2009

Mais alguns pontos (final)

Olá pessoal!

São 05:30hs (olha a hora...) e acabei de converter o tema do Wordpress que escolhi para explicar para vocês. Passei a semana tentando muitos temas e de quebra acabei convertendo também o DFOriginal, que era o tema que o Deziner Folio usava até bem pouco tempo ( que eu sempre namorei...) e que agora colocaram à disposição para download. Ainda preciso fazer uns ajustes e provavelemente esta semana já coloco o link para baixar.

Mas o tema que escolhi para converter com vocês é este: GreenDark. Óbviamente escolhi um mais simples para começar, pois temas no estilo magazine ou com slides são mais complicados. O tema já está convertido (acabei agora...) e pode ser visto aqui. Já testei em vários navegadores e claro, no IE6 não ficou bom, mas decidi não mais me importar com um navegador tão ultrapassado.

Nota rápida para iniciantes:
Se você está começando agora a navegar na Internet, entenda uma coisa: quando você adquire um computador, ele vem com um navegador, geralmente o Internet Explore 6, que está completamente ultrapassado! Você não é obrigado a usar apenas ele para entrar na internet. Você pode e deve trocar de navegador! Basta fazer o download de outro: Internet Explore7, Firefox, Ópera...Os downloads são ultra rápidos, indolores e você descobrirá uma internet mais bonita, muito mais rápida e fácil de navegar. Vai por mim, você ainda vai me agradecer por este toque :D

Enfim, continuando...para quem deseja acompanhar as explicações que começarei a postar amanhã, se prepare:
  • Faça o download do tema que será convertido aqui e guarde o link da visualização do tema.
  • Se você ainda não tem, baixe um editor de HTML. Recomendo o MAX's HTML Beauty++
  • Baixe o Firebug, uma extensão indispensável do Firefox (ou seja, use o Firefox). Este item é muito importante, pois o Firebug nos dá uma visão rápida e clara da hierarquia da div's e classes.
  • Providencie um local para guardar as imagens: recomendo o  TinyPic, que ao contrário do ImageShack e do Photobucket, nunca me deixou na mão.
  • Crie um blog só para isso, assim você não perde nada importante e pode errar à vontade. Coloque nele algum conteúdo falso, para poder visualizar bem as mudanças que irá fazendo. Você pode criar posts só com Lorem Ipsum. Copie e cole trechos deste texto sem sentido, para enxertar conteúdo no blog vazio. Crie lista para a sidebar, umas tres de preferência.
É isso. As explicações serão divididas em vários posts e vídeos. Creio que a demostração da conversão deste tema será suficiente para que vocês compreendam bem como faço e até desenvolvam maneiras mais simples (e me ensinem, por favor!).

***********************************************************************************
 E pra encerrar, queria só escrever mais umas linhas sobre uma coisa que pensei todo o dia, enquanto convertia o tema: algumas pessoas me enviam e-mails com agradecimentos muito especiais, que me emocionam bastante. São pessoas que estão passando por momentos complicados, ou que se sentiam solitárias, depressivas e até inúteis. Elas me contam que graças a estas explicações que dou aqui, encontraram uma nova e agradável ocupação e se sentem melhores e acham que devem me agradecer por isso. Eu não tenho o costume de me expor, este blog nem Perfil tem, mas vou contar uma coisa: eu não me sinto tocada por que penso que estou fazendo um bem pra humanidade ou coisa do tipo. Eu me sinto tocada por que eu estava em depressão profunda quando ganhei meu primeiro computador, e me ocupar de blogs e layouts me tirou de um buraco que vocês nem podem imaginar. Eu entendo perfeitamente quem me escreve.

Encontrar uma nova ocupação que seja agradável, que dê imediata e positiva resposta às nossas tentativas (como no caso de enfeitar blogs), pode ser a salvação da lavoura quando estamos nos sentindo mal, solitários ou inúteis. Por isso, eu não ligo se me chamam de fazedora de templates ou o que inventarem. Eu sou uma pessoa que se sentia muito, muito mal e que encontrou uma simples ocupação que faz com que eu me sinta bem, muito bem. Só isso.

Pode parecer uma bobagem, mas para muitas, muitas pessoas, manter um blog ou criar templates, gifs, tubes, seja o que for, é uma terapia ocupacional importantíssima para manter a tristeza e a solidão afastadas. Nem todo mundo tá ligando pra rankings e blogosfera. Muita gente só quer blogar e esquecer dos problemas.

Por isso, se você quer tentar mas fica aí pensando que não sabe nada, que não consegue, que não pode...deixe de coisas e tente! Eu não sabia ligar um computador, ok? Eu tenho 35 anos e só fui ver o que era a internet em 2004.  Até hoje eu apanho, apanho muuuuito para fazer ou converter um template. Mas, e daí? Dai que passo meu tempo fazendo algo trabalhoso mas gratificante. Me ocupo do que é bonito e não mais de tristeza. Se eu posso, você também pode, ué!
 
E não me venham com 'eu já tô velha(o), não consigo entender...' Deixe de desânimo! Eu sou uma balzaquiana muito xereta e teimosa e não me imponho limites, não! Também não ligue para as críticas : é impossível agradar todo mundo e também tá cheio de gente por ai que só fica feliz quando consegue tombar alguém. Encosto a gente canta pra subir :D

Vocês que me agradecem, saibam que eu sei exatamente o que vocês sentem. Eu é que tenho muito a agradecer à todos vocês, que passam aqui todos os dias, que escrevem coisas lindas e que me fazem me sentir tão bem. Obrigada
Amanhã começamos a converter o tema: todo mundo tentando junto e os comentários estarão abertos para que vocês tirem todas as dúvidas e o que eu souber respondo.

Perdoem as dezenas de erros, centenas de vírgulas inúteis e etc, por que a esta hora não vou nem ler o que escrevi :D

abraços!

Kamis, 15 Januari 2009

Quer ser pago para blogar?

Você já pensou como seria bom escrever posts sobre assuntos que você gosta e ainda ser pago para isso ? Seria ótimo, não? E se eu te disser que isso é possível sim? 

Pois é, a Blogo.it , rede italiana de sites cujo primeiro blog brasileiro, o Fofocando Blog , está completando 1 ano no ar, está procurando por pessoas que curtam blogar e que tenham disciplina para escrever com frequência. Veja bem, eles estão dispostos a pagar para que você escreva sobre o que gosta. Vai me dizer que não é tentador!?

Enfim, para concorrer a esse emprego dos sonhos de todo blogueiro, siga as instruções:
1 - Visite os blogs da Blogo.it e procure saber com qual dos assuntos você tem mais familiariedade. Estes são os links:
- Viajandaun Viagens
- Carango Blog Automóveis
- Cria Design - Design
- Eletronicoblog Eletrônica
- Bela Vida - Cultura Italiana
- Das Marias Universo Feminino
- Horóscopo do Dia - Astrologia

2 - Além destes, a Blogo.it também lançará em breve blogs sobre os seguintes assuntos: jogos, música, motos, cinema e cultura gay. Mande um email para brasil@blogo.it, explicando sobre qual assunto você quer escrever, e qual a sua experiência. Envie alguns exemplos de textos seus, e não se esqueça de deixar seus contatos (e-mail, msn, telefone....).

Você poderá bater um papo com o pessoal da Blogo.it, para tirar dúvidas e se apresentar, visitando o Campus Party 2009, que será realizada em São Paulo, no Centro Imigrantes. A equipe da Blogo.it estará lá no dia 24/01, apresentando seus sites a partir das 14 horas no Campus Blog.

Obs: não precisa de uma formação ou faculdade e muito menos um C.V em pdf.

Essa é uma excelente oportunidade de aumentar sua renda, fazer o que gosta e se tornar um blogueiro profissional!


Este é um post patrocinado.

Alguns pontos

  • Depois de ler a opinião do pessoal nos comentários, sobre converter temas do wordpress, decidi fazer um tuto mais um vídeo, mostrando como faço a conversão. Já quero adiantar que é algo muito simples - o que faço é ir transplantando os códigos de um para outro, apenas isso. Não é nenhuma fórmula mágica, nenhum truque sensacional. Apenas vou passando o código de um para o outro, só. Provavelmente o post sai no começo da semana que vem. Ando com pouco tempo - as férias escolares aumentam a carga horária de mãe :) - mas já estou quase terminando.
  • Apesar de ter deixado um aviso no formulário de comentários de que não estou respondendo perguntas por enquanto, elas chegam aos montes, todos os dias. Não é por maldade que não respondo, é falta de tempo mesmo. Geralmente as perguntas são sobre detalhes muito específicos de um blog, o que me obriga a acessar a página, olhar o código fonte, etc. Por isso, peço a compreensão de vocês, mais uma vez.
  • O blog CSSPadrões (excelente, por sinal ) criou uma nova página, o Notícias Blogosfera, que pretende nos informar sobre todas as novidades do meio. O post de estréia é uma entrevista comigo (pode?) o que me deixou super hiper ultra honrada, mesmo. Agradeço muito as palavras elogiosas e espero poder ainda fazer jus a tanta generosidade comigo.
  • Não sou dada a memes e correntes mas este meme que o Marcos Lemos do Ferramentas Blog me passou é muito interessante: Blogs que ajudam a blogar. A idéia é listar cinco blogs que ajudam outros blogueiros a criarem e manterem suas páginas, com dicas, truques e templates. A idéia original partiu do Aberto do Mestre Blogger. Sem mais delongas, aqui vai minha listinha (tentando sair um pouco fora das minhas indicações costumeiras, selecionei blogs escritos em  castelhano, ok?):
Vagabundia - excelente, excelente, excelente. O JMiur é um mestre e eu sou uma fã declarada.
Gem@Blog - outro blog excelente, com dicas super úteis e cheio de simpatia. Ajuda e muito!
La Bloguería - outro blog excelente, cheio de dicas imperdíveis.
El Escaparate - o subtítulo já avisa 'Ayuda para tu blog'. Quer aprender a colocar emoticons no blogger? Faça uma visita!
Randomness - Dicas muito úteis e templates muito bonitos.

Repasso o meme para:
Templates para você
Templates e acessórios
Gem@Blog
Vagabundia
CSS Padrões

  • Dia 19/01 começa o Campus Party Brasil 2009, uma concentração enorme de blogueiros de todo o pais. Eu até me programei para ir, mas infelizmente não vai dar... Fica para 2010. Mas, acompanharei as notícias e novidades transmitidas por quem vai, inclusive a nossa querida Dr.Juliana. Dia 16 agora se encerra a fase de votação do Best Bogs Brazil 2008. O Templates Novo Blogger não vai levar nem prêmio de consolação (vige, tá em penúltimo! :D) mas, quero agradecer muito, muito mesmo os votos obtidos: 69 pessoas se deram ao trabalho de se cadastrar no site só para dar seu voto ao Templates. Gente, acho isso o máximo e agradeço mesmo, de coração.
Bom, por enquanto é isso. Abraços.

Senin, 05 Januari 2009

Quer aprender a converter um tema wordpress para o blogger ?

Algumas pessoas me perguntam como faço para converter um tema do Wordpress para o Blogger e cheguei mesmo a prometer um tutorial a respeito. A verdade é que não sei como preparar este tutorial, por que não há uma maneira automática de fazer a conversão (não que eu saiba) e tudo que eu faço é uma correspondência entre as div's e classes do Wordpress com as do Blogger. Penso que quem conhece CSS e HTML não vê nenhuma dificuldade em encontrar meios de fazer a conversão.

Mas, de qualquer maneira, para quem deseja aprender sobre o assunto, pensei em colocar um vídeo, só não sei se será suficiente. Acredito que ficaria muito longo e não sei se teriam interesse em assistir. Teriam? Pensei até em criar  um grupo para transmitir informações, mas também não sei de que maneira entraria em contato com o grupo.

Como tenho interesse em ensinar, mas não sei ainda como, abro o espaço dos comentários para saber quantos tem interesse sobre o assunto e para que me passem sugestões de como transmitir as informações para vocês. Fico aguardando.

Obs: é necessário que você tenha pelo menos um conhecimento básico de CSS e HTML. Também já adianto que é algo trabalhoso, até mesmo cansativo, por isso, deixe seu nome se você realmente tiver interesse em aprender, ok?

Minggu, 04 Januari 2009

Video Aula 02 - Menu Horizontal

Neste segundo video ensino a alinhar as colunas no modo layout e colocar um menu horizontal no blogger (seguindo meu próprio tutorial). Ensino também a dar estilo ao menu, usando cores e imagens, além de maneiras de posicioná-lo abaixo e acima do cabeçalho.

Clique no canto inferior direito do video para ampliar e em HD para vê-lo em alta definição.


Menu Horizontal from Ariane on Vimeo.

Link direto para a página onde o vídeo está hospedado: Vimeo - Menu Horizontal